Um artista do novo paradigma

domingo, 12 de abril de 2015


Estas Tonne é algo mais que o nome próprio de uma pessoa. É o nome de um fenômeno singular, um artista dos novos tempos que estão chegando aí. Para definir o que este virtuoso violonista de origem ucraniano tem de particular fica mais fácil contar o que ele não tem. Ele não tem contrato com um selo que grave seus trabalhos, não tem um agência de publicidade que construa sua imagem, não tem um marketineiro que organize a venda de seus produtos e a apertura de mercados, não tem um agente de prensa para fazer press-releases,  não tem um empresário que gerencie sua carreira. Até porque ele não tem uma carreira, não gera produtos, não procura mercados, não se preocupa com sua imagem, não da bola para a imprensa nem precisa que ninguém grave sua música que qualquer um pode acessar gratuitamente em diversos sítios da internet.

Estas Tonne não atende nenhum dos preceitos nem conceitos do atual paradigma materialista-capitalista-produtivista-consumista que ainda sobrevive graças aos aparelhos de respiração artificial acionados cada dia pelo globaritarismo vídeo-financeiro. E no entanto, ele é famoso, recorre o mundo de mãos dadas com seu violão; seus vídeos no Youtube registram milhões de visualizações; é requisitado para somar sua música a espetáculos de poesia, teatro, dança, filmes; é convidado para participar de diversos festivais assim como de concertos pessoais. 

Calado, transformando o pensamento em silêncio, falando só através de seu violão, Estas é, basicamente, um artista de rua, e é na rua onde ele desenvolveu e continua desenvolvendo sua arte, numa versão moderna dos antigos trovadores medievais. Nesse vídeo você pode apreciar esse espírito. 



Fazendo um exercício de total liberdade artística, não se identifica apenas com um país ou uma nação, mas sim com a riqueza cultural do mundo e sua proposta é uma reflexão das mais variadas abordagens musicais, fusão de estrutura clássica, técnica do flamenco, raízes de música cigana e ritmos latinos.

Mas não é apenas esse espírito de unidade na diversidade ou essa criativa fuga dos padrões culturais da Matrix o que lhe faz uma expressão do novo paradigma. Ele toca seu violão seguindo os ensinamentos dos sábios: com pura intenção. Ele não toca com o intuito de ganhar dinheiro ou de obter fama -mesmo que, como conseqüência natural, isso aconteça. Sua única intenção é tocar, emanar através de sua música vibrações energéticas de alto grau que mexam com a alma das pessoas. O resto é a vida que vai fluindo e ele vai fluindo com a vida.

O milagre do voo interior
Tal vez por isso, ele mesmo se surpreenda com os resultados de suas viagens pelo mundo e pelos diversos eventos e os sinta como verdadeiros milagresTocando em festivais de meditação, retiros de ioga, festivais de rua, concertos, institutos de saúde mental, casas de idosos, pequenas reuniões caseiras ou grandes festas, ele disse não se importar com o que acontece em torno de cada lugar mas em ficar com a energia de cada experiência para abrir o caminho a seu voo interior. "Às vezes, é muito desafiador, mas sempre benéfico. Eu ainda não tenho ideia o que eu faço durante estas sessões, uma vez que se tornam muito mais do que a música. Vejo que o que acontece não é em volta da música e, certamente, não é em volta de mim mas em tudo o que está envolvido no processo, seja visível ou invisível".    

Um dos preceitos deste músico é ser um artista completamente independente. Assim, todos seus álbuns estão disponíveis gratuitamente no Bandcamp.  A internet tem muito a ver com este tipo de experiência libertadora que permite aos artistas fazer seus trabalhos sem os condicionamentos das estruturas comerciais que até agora sempre lucraram com a arte sem ter nada a ver com ela. E nesse sentido, a Web colabora com a projeção dos novos paradigmas.

Virtuoso, espiritual e carismático, Estas Tonne espalha pelo mundo uma mensagem inspiradora da nova consciência, encantando audiências desde a América à Índia, do Médio Oriente à Europa. Seu estilo de guitarra, único e marcante, toca profundamente os ouvintes, especialmente aqueles que testemunham a intensidade de sua música ao vivo. Quer saber porque? É só clicar no play...


_________________________________________________________________________
Gostaria de fazer um COMENTÁRIO?... clique abaixo no link, escreva e mande.

0 COMENTÁRIOS: